PT
BR
Pesquisar
Definições



o fortunatos nimium, sua si bona norint, agricolas

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
o fortunatos nimium, sua si bona norint, agricolaso fortunatos nimium, sua si bona norint, agricolas


locução

Verso de Virgílio que se aplica àqueles que no gozo de uma felicidade, que não sabem apreciar, se queixam de males muitas vezes imaginários.

etimologiaOrigem etimológica:locução latina que significa "oh! que felizes seriam os homens do campo se conhecessem a sua felicidade!".

iconeFonte: Virgílio, Geórgicas, II, 458.
o fortunatos nimium, sua si bona norint, agricolaso fortunatos nimium, sua si bona norint, agricolas

Auxiliares de tradução

Traduzir "o fortunatos nimium, sua si bona norint, agricolas" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.